O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu seleção de novos estudantes para o semestre 2023.1. O edital, lançado nesta segunda-feira (10), oferta 340 vagas para cursos integrados e subsequentes. Para os cursos integrados, aqueles voltados para estudantes que estão finalizando ou finalizaram o 9º ano do Ensino Fundamental, estão disponíveis vagas nos cursos de Nutrição e Dietética, Informática, Agropecuária e Agroindústria, com duração de 3 anos. Para quem está no último ano no Ensino Médio ou já concluiu essa etapa dos estudos, existem os cursos subsequentes nas áreas de Agroindústria, Agropecuária, Informática, Nutrição e Dietética e Comércio.

A seleção é feita através das notas do histórico escolar, ou seja, não há prova de admissão. Não é cobrada nenhum tipo de taxa para participar da seleção, isto é, o processo seletivo é completamente gratuito. O prazo de inscrição vai de 14 a 30 de outubro, exclusivamente pela internet na página do Processo Seletivo Multicampi 2023.1 no site do Q-Seleção (qselecao.ifce.edu.br). Nesta etapa, o candidato preenche o formulário de inscrição, no qual informa seus dados pessoais, escolhe o curso e informa se deseja concorrer pela ampla concorrência ou pela reserva de vagas para estudantes de escolas públicas.

Efetuada a inscrição no Q-Seleção, o candidato deve imprimir o comprovante onde consta o número de protocolo da inscrição, e entregá-lo, juntamente com a cópia de documento de identificação, CPF próprio e Histórico Escolar, na recepção do campus Iguatu nas unidades Areias ou Cajazeiras (horário de 7h às 11h e de 13h às 17h). A inscrição só será concluída com a entrega dos documentos obrigatórios no período de 14 a 31 de outubro. 

Para os candidatos que ainda estão cursando o Ensino Fundamental, o Histórico Escolar pode ser substituído pelos boletins escolares ou declaração da escola onde constem as notas do 6º, 7º e 8º anos. Já para aqueles que estão terminando o Ensino Médio, o Histórico Escolar pode ser substituído pelos boletins escolares ou declaração da escola com as notas do 1º e 2º anos. Em ambos os casos, os documentos devem ser assinados e carimbados pela instituição de origem.

O edital também prevê o atendimento diferenciado a pessoas com deficiência, pessoa que estiver amamentando (lactante) e atendimento por nome social. No caso de interesse, o candidato deve se atentar para o ponto 8 do edital e anexar os documentos solicitados pelo sistema E-Solis (esolis.ifce.edu.br) no prazo estipulado pelo cronograma.

A seleção encerra-se no dia 25 de novembro com a divulgação do resultado final. O período de matrícula, assim como a data para o procedimento de heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) serão divulgados posteriormente.  As aulas das novas turmas estão previstas para iniciarem em 1° de fevereiro de 2023.

Para facilitar tirar as dúvidas dos candidatos, foi criado um portal para explicar como funciona o nosso processo seletivo: ifce.edu.br/iguatu/portal

PROCESSO SELETIVO 2023.1

340 vagas para cursos técnicos gratuitos
Inscrições: 14 a 30 de outubro (clique aqui)

Entrega da documentação: 14 a 31 de outubro na recepção do campus. Recepção na unidade Areias e no Setor de protocolo da unidade Cajazeiras de 7:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00 horas.
Unidade Areias: Rua Deoclécio Lima Verde, s/n, bairro Areias Iguatu, Ceará – Brasil |CEP:  63508-010
Unidade Cajazeira: Rodovia Iguatu / Várzea Alegre, km 05, s/n, Vila Cajazeiras. Iguatu, Ceará – Brasil CEP: 63503-790