A Câmara Municipal de Iguatu (CMI) deu início a uma maratona de discussões e votações. É que, apesar de o recesso parlamentar começar oficialmente apenas no dia 17 e muitos projetos prioritários ainda estarem em aberto, o intuito dos parlamentares é concluir os trabalhos na próxima semana. A favor dessa ideia a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já foi aprovada, o que pode acelerar o andamento das demais.

Na última terça-feira, 06, os parlamentares votaram 10 projetos de lei entre mensagens do executivo e de decreto legislativo. Entre as pautas aprovadas a de ‘costume’ como outorgas de título de cidadão iguatuense.

Indicação

Como forma de incentivar atividades esportivas e também o turismo ecológico, o legislativo aprovou a indicação do vereador Marconi Filho (PDT) para criação de um sistema de trilhas ecológicas no município. A ideia é incentivar outras atrações turísticas e também promover educação ambiental.

Na ideia de abrigar animais de rua abandonados, e que sejam atendidos por profissionais e cuidadores, foi aprovada a sugestão de implantação da política pública de cuidados. O projeto de autoria do vereador Rubenildo Cadeira (Republicanos) prevê a criação do abrigo Focinho Feliz com finalidade de clínica hospitalar exclusivamente para atendimento aos animais. “A área deverá ser destinada pelo município, podendo haver para construção, serviços e manutenção, convênio com entidades que desempenham em nosso município atividades de interesse aos cuidados de animais”, disse o vereador.

A câmara aprovou ainda a mensagem do executivo de convênio com a Associação Junina Santo Antônio para realização das festividades juninas on-line. Foi criada ainda uma criação de medalha de honra ao mérito e tornada utilidade pública municipal a ACEBI – Associação Cultural e Esportiva Basquete Iguatu.

O legislativo vem se reunindo ainda no formato remoto e uma vez por semana. A mesa diretora disse que o contexto não impedirá o andamento das matérias. “Estamos seguindo o trâmite normal, vamos limpar a pauta até a próxima semana. Estamos em diálogo constante com os vereadores na ideia de dar celeridade”, afirmou Rubenildo.

Do Jornal A Praça

Deixe seu Comentário