Seguindo o decreto estadual, o município de Iguatu que integra a região Macro Cariri, através do decreto municipal Nº 057, que trata sobre a política de isolamento social rígido, como medida para intensificar o enfrentamento diante da pandemia novo coronavírus, passou a liberar e ampliar o funcionamento de novas atividades, com efeitos valendo desde 28 de junho até a próxima segunda-feira, 11 de julho.

Conforme novo decreto municipal: bares, clubes, restaurantes e balneários já podem funcionar com até 50% do recebimento de público, mas tomando todas as medidas de segurança sanitária: o uso de máscara é obrigatório, álcool em gel à disposição das pessoas, mesas distanciadas, funcionários também protegidos entre outros cuidados que devem ser mantidos. Esses estabelecimentos podem funcionar de 10h às 22h, com limite de 50% para o público, mas estão ainda proibidos eventos. “Proibição de festas ou eventos, em qualquer ambiente, aberto ou fechado, público ou privado, inclusive residencial, seja de quem for a iniciativa, sobretudo, em buffets, salões, clubes, chácaras, balneários, bares, restaurantes, hotéis, áreas comuns de condomínios ou residenciais” constam no documento.

Mas, só em poder funcionar com público para quem esperou por muito tempo esse período de retomada da economia, é motivo de comemoração. “Aqui, nós chegamos a fechar completamente. Agora estamos voltando seguindo as recomendações das autoridades. O nosso espaço é aberto, ao ar livre, estamos cuidando de tudo, colocamos quinze mesas espalhadas com guarda-sol justamente para manter a distância entre as pessoas. Porque nosso atrativo aqui é a comida, nossa peixada, mas estamos criando outros espaços alternativos entre esses um pequeno pesque-pague para entreter as pessoas”, disse Raimundo Pereira, proprietário da peixada Chico’s Bar, próximo ao sangradouro do açude Trussu, no distrito de Suassurana, uma das poucas peixadas que ainda resiste próximo ao manancial. “Estamos reabrindo num período de alta estação, férias de julho. Sabemos que o momento é delicado, mas estamos enfrentando esse desafio de continuar se mantendo, porque é daqui que a gente tira o sustento da família. Esperamos aqui receber as pessoas com toda segurança”, declarou Raimundo Pereira.

Retomada

A Associação Atlética Banco do Brasil – AABB também voltou a receber o público. “Voltamos com a capacidade de 50% que é permitido parte de restaurante. Como perdemos muitos associados por conta da pandemia, conseguimos funcionar, atender os associados, sem ter que restringir. Mas estamos lutando. Passamos cinco meses fechado esse ano. Já ano passado, foram oito meses sem trabalhar. Este ano funcionamos só no mês de janeiro. Estamos voltamos agora, mas é uma luta. Uma estrutura com todo esse tamanho para ser mantida é muito difícil. Sabemos da problemática da pandemia, mas também sabemos que as pessoas precisam trabalhar. Tem muita gente que depende da AABB. Estamos voltando com nossas atividades, como a escolinha de futebol do Ronaldo, que passou muito tempo parada. Isso causou um prejuízo muito grande para todos. Mas, está dando certo. Estamos nos organizando, voltando à ativa”, disse Roberto Lopes, diretor administrativo da AABB, confiante na retomada da atividade.

Do Jornal A Praça

Deixe seu Comentário